Doações

    

    Obrigado!

 

Idiomas

Germany Brazil France Spain
furniture_image7.jpg

Sede internacional em Genebra

wef-logo-switzerland-300Conforme nosso planejamento estratégico, a partir de 2015, a sede global do Fundo Mundial para Educação será efetivamente instalada em Genebra, na Suíça. O escritório coordenará as atividades de todas as agências regionais da WEF, ao redor do globo.

Cerca de 130 multinacionais já têm uma base-sede em Genebra. Algumas das razões que têm em comum para a escolha de Genebra são a localização central da cidade na Europa, a proximidade em relação à África e ao Oriente Médio, a sua qualidade de vida, a excelente infra-estrutura, a mão-de-obra altamente qualificada e multilingue, e os arredores estáveis e seguros. Bancos internacionais, empresas de tecnologia e de biotecnologia mundialmente famosas, bem como empresas comerciais líderes globais têm escolhido a cidade para instalar suas sedes ou escritórios centrais.

Desse modo, tentamos explicar o porquê de Genebra ter sido escolhida pelo Fundo Mundial para Educação (WEF) como localização ideal para a sua sede global.


Genebra (em francês: Genève) é uma cidade global, centro financeiro e centro mundial para a diplomacia e o mais importante centro internacional de cooperação das Nações Unidas, com aval de Nova York para a presença de numerosas organizações internacionais, incluindo a sede de muitas de suas agências e a Cruz Vermelha. A cidade foi classificada como décimo terceiro centro financeiro para competividade mais importante do mundo, pelo Índice de Centros Financeiros Globais, à frente de Frankfurt, e o terceiro na Europa depois de Londres e Zurich. E uma pesquisa de 2009 da Mercer [1] considerou que Genebra apresenta a terceira maior qualidade da vida entre as cidade do mundo. A cidade tem sido mencionada como a metrópole mais compacta do mundo e "Capital da Paz". [2]

Genebra é a sede européia das Nações Unidas, instalada no edifício Palais des Nations (Palácio das Nações), que foi a sede da ex-Liga das Nações. Várias agências da ONU estão sediadas em Genebra, incluindo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), o Alto Comissariado para os Direitos Humanos (ACNUDH), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a União Internacional de Telecomunicações (UIT), a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e, em breve, o Fundo Mundial para Educação Worl (WEF).

Genebra é a segunda cidade mais populosa da Suíça (depois de Zurich) e a mais populosa da parte francófona do país. Situada onde o rio Rhone desagua no Lago de Genebra, é a capital da República e Cantão de Genebra. O município (Ville de Genève) tem uma população de 191.803 habitantes (agosto de 2011), e o cantão (République et Canton de Genève, que inclui a cidade) tem 466.536 habitantes. Em 2007, a área urbana, ou aglomeração franco-valdo-genevoise (Grande Genebra) tinha 1.240.000 habitantes em 189 municípios entre a Suíça e a França. A área econômica "Great Geneva-Bern area" tem 2,9 milhões de habitantes.


Palais des Nations

palaisAlém das agências da ONU, Genebra sedia muitas organizações inter-governamentais, como a Organização Mundial do Comércio (OMC), a Organização Meteorológica Mundial (OMM), o Fórum Econômico Mundial (que também utiliza a sigla WEF, em inglês), a Sociedade do Crescente Vermelho (FICV), a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR). Organizações do âmbito europeu incluem a União Europeia de Radiodifusão (UER) e o CERN (Organização Européia para Pesquisa Nuclear), que é o maior laboratório de partículas físicas do mundo. A Rede Genebra para Meio Ambiente (GEN) publica o Guia Verde de Genebra [3], uma extensa lista de organizações globais que atuam na proteção ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Um website [4] (do Governo suíço, WBCSD, o PNUMA e IUCN) publica artigos sobre como as ONGs, governo, empresas e a ONU cooperam entre si.

 

[1] Mercer é uma empresa de consultoria em recursos humanos e serviços financeiros relacionados, com sede em Nova York. A empresa opera internacionalmente em mais de 40 países, conta com mais de 19.000 empregados e é a maior empresa de consultoria em recursos humanos do mundo.[2] "Cost of Living survey 2010 – City rankings". Mercer.com. 2010-06-29. Retrieved 2010-07-03. [3] "Geneva Green Guide". International Environment House. [4] "Partnerships for the Planet – Stories from Geneva". Partnerships4planet.ch. Retrieved 2010-07-03.